A ideia de criar um jardim ecológico no Tortosendo foi germinando entre @s jovens que acompanharam o surgimento do jardim Comestível no Bairro do Cabeço, no âmbito de um processo de melhoria das condições externas deste bairro dinamizado pelos seus moradores com o apoio do projecto.
Esta vontade foi florescendo à medida que se desenvolviam algumas actividades, como as sessões do AFIA - Atelier Formativo para a Integração Activa, e @s jovens se consciencializavam para a sustentabilidade ambiental. Estas sessões foram colocando as questões mais globais da temática da sustentabilidade ambiental numa lógica local, quanto à consciência dos efeitos e da responsabilização individual e colectiva para a acção local.
A vontade transformou-se em querer, numa chuva de ideias que realizámos no âmbito da actividade “Cidadãos em Construção” no início deste ano, onde @s jovens elencaram actividades que gostavam de desenvolver para melhor tirar partido dos espaços que @s rodeiam. A ideia ganhou corpo, com mentores em sessões da mesma actividade, motivando o interesse em saber mais, razão pela qual se perspectivou uma iniciativa que abordasse esta possibilidade como uma experiência-modelo sustentável efectivamente testada e com o envolvimento da comunidade. Nesse momento sentiu-se não poder haver retrocesso, pois assumia-se já o planeamento de um Jardim Ecológico, pelo que se consumou a aspiração com o pedido de autorização à Junta de Freguesia para intervencionar um dos Jardins mais próximos da Casa da Vila, onde se localiza a sede do projecto Quero Ser Mais E6G.
Ia mesmo nascer o projecto de Jardim Ecológico no Tortosendo!
Comments