NOTÍCIAS DO PROJECTO
Assembleia de Rua: Morador@s unid@s por melhores condições de vida
October 25, 2018
No próximo 31 de Outubro, o Bairro Social do Cabeço estará em festa com a Assembleia de Rua de Outono!
A iniciativa lançará o Projecto Verde Esperança, vencedor do Covilhã Decide - Orçamento Participativo 2017, para melhoria do espaço exterior do bairro social, criando espaços verdes, de lazer e convívio para adultos, crianças e jovens. Espaços estes capazes de potenciar a vida em comunidade, promover uma maior qualidade de vida aos moradores e fomentar a sua dignidade.
Em reconhecimento da dedicação da comunidade, empenhada em não perder a esperança de melhorar as condições exterior do Bairro, inaugurar-se-á o Jardim Comestível Comunitário, um espaço criado e mantido por um grupo de moradores com apoio das actividades do Quero Ser Mais E6G, projecto de Inclusão Social, financiado pelo Programa Escolhas, que a CooLabora desenvolve no Tortosendo junto de crianças, jovens e suas famílias desde 2010, de que é gestora e o Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto promotor.
E porque em Assembleia de Rua a comunidade se envolveu e todo este processo se iniciou e planeou, este momento fará, mais uma vez, jus ao nome e em sinal de cidadania auscultará a comunidade sobre os problemas que ainda aí persistem, as suas necessidades e sobre quais pensam ser as respectivas soluções.
A Assembleia terá a decorrer em paralelo oficinas comunitárias para arranjo de bancos de jardins, plantação de árvores e arbustos e também ateliers infantis e terminará em festa com um magusto e com animação de rua!
O momento contará com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Victor Pereira, com a Directora da CooLabora, Dra. Graça Rojão e em representação do Programa Escolhas, a Sra. Coordenadora do Centro, Dra. Glória Carvalhais.
Contamos ainda com representantes do Consórcio do Projecto Quero Ser Mais E6G, nomeadamente o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, Dr. David Silva.
Fórum Jovem sobre Sustentabilidade
July 03, 2018
Terminou esta 6ª feira, 29 de Junho, o intercâmbio de jovens organizado pela CooLabora no âmbito do Projecto Quero Ser Mais E6G que juntou no Tortosendo cerca de 50 jovens, incluindo jovens dos Projectos Catapulta e Sinergias, também financiados pelo Programa Escolhas.
Foram 5 dias recheados de actividades ligadas à sustentabilidade ambiental e à natureza, como intervenções no jardim ecológico do Tortosendo e no Jardim Comunitário do Bairro do Cabeço, uma oficina de reprodução de plantas por estacaria e outra de construção de comedouros para aves, e uma acção de voluntariado ambiental na Serra da Estrela, mas também muitas actividades de convívio que estreitaram as relações entre os jovens e semearam muitas amizades!
O sucesso deste Fórum Jovem só foi possível graças aos inúmeros apoios recebidos tendo sido envolvidas cerca de 20 organizações locais na realização desta iniciativa juvenil.
Fórum Jovem Altamente 2018
June 14, 2018
O Projecto Quero Ser Mais E6G vai organizar mais uma edição do FÓRUM JOVEM ALTAMENTE que este ano se vai dedicar às questões da sustentabilidade e ao envolvimento dos jovens na construção de um mundo melhor!
O FÓRUM vai decorrer no Tortosendo de 25 a 29 de Junho,envolvendo cerca de 40 jovens de vários pontos do país e 20 jovens do Tortosendo, e vai integrar um conjunto de actividades diversificadas relacionadas com o tema da sustentabilidade ambiental e também muitas actividades de lazer.
Consultem o programa neste link.
Visita “Escolher o Futuro” ao Monte dos Carvalhos
April 20, 2018
Como os jovens querem escolher um futuro mais sustentável e inspirar outros a fazerem também escolhas sustentáveis, com o Jardim Ecológico que estão a criar no Tortosendo, vários jovens e familiares visitaram, este sábado, a Eco-Comunidade “Monte dos Carvalhos” para aprenderem mais sobre formas de vida mais harmoniosas com a natureza. Para além de terem identificado uma série de plantas silvestres comestíveis que depois integraram a ementa do almoço, conheceram o projecto “Monte dos Carvalhos” e as várias opções de vida mais ecológicas que tomaram (eco-construção, gestão da água, gestão da energia) e experimentaram algumas técnicas de permacultura. Foi um dia tão enriquecedor, e que tão cedo os nossos jovens não esquecerão!
"Quero Ser Mais E6G" sai à rua e cria Jardim Ecológico no Tortosendo
April 05, 2018
Para assinalar a iniciativa nacional "Escolhas de Portas Abertas", o Projecto Quero Ser Mais E6G abriu as suas portas e trouxe à rua um conjunto de actividades com o objectivo de dar a conhecer o seu trabalho quotidiano mas também de envolver a comunidade num processo colectivo de criação do "Jardim Ecológico do Tortosendo" que pretende inspirar mudanças em prol da sustentabilidade noutros jardins e noutros territórios! Para além da cerimónia de lançamento deste jardim, que contou com a presença da Directora do Programa Escolhas, Dra. Luísa Malhó, e de representantes das entidades do consórcio do projecto, decorreu também uma exposição de fotografias das actividades do projecto, uma reportagem com o apoio da RUBI e foi criado pelos jovens um roteiro "A Caminho do Projecto Quero Ser Mais "E6G".
Obrigada a todas as organizações, representantes do Programa Escolhas e entidades parceiras, equipa, voluntári@s, crianças e jovens que tornaram este dia tão especial!
E aqui fica a notícia sobre a iniciativa no website do Programa: link
Bolsa Comunitária tem nova empresa doadora
March 31, 2018
A BOLSA COMUNITÁRIA "COM PÉS E CABEÇO" conta com uma nova empresa doadora - o PINGO DOCE, Loja da Covilhã - que apoia esta iniciativa solidária mensalmente com cabazes de bens alimentares, num espírito de responsabilidade social e envolvimento na comunidade.
Balanço da Bolsa Comunitária "Com Pés e Cabeço"
January 11, 2018
A Bolsa Comunitária Com Pés e Cabeço já está a funcionar há mais de um ano, tendo envolvido activamente 51 beneficiários/as inscritos/as na iniciativa (membros de famílias da freguesia do Tortosendo participantes no projecto Quero Ser Mais E6G), que até ao final de 2017 realizaram mais de 500 horas de trabalho comunitário em áreas tão diversas como a alfabetização, a recolha de lixo do bairro, a dinamização de workshops de trabalhos manuais para crianças, o apoio ao estudo, a limpeza de espaços de instituições locais, a dinamização de aulas de Karaté e de música, o apoio na organização de eventos comunitários, entre muitas outras.
Estas horas de trabalho comunitário foram “moeda” de troca para aceder a 117 bens e serviços doados à Bolsa Comunitária, onde se incluem consultas de medicina dentária, vales de compras, cabazes de bens alimentares, medicamentos, artigos para bebé, materiais escolares, descontos na aquisição de óculos, roupas, brinquedos, entre outros.
Para alcançar estes resultados, o contributo das entidades parceiras e doadoras tem sido essencial. Ao associarem-se a esta iniciativa, estas entidades estão a apoiar a resolução de problemas como a pobreza e a exclusão social que muitas famílias vivenciam diariamente, não só ao possibilitarem o acesso a bens e serviços a que estas famílias dificilmente acederiam devido à carência de recursos económicos, mas também ao incentivar-se a sua participação activa na comunidade e o desenvolvimento de competências pessoais e cívicas que o trabalho comunitário promove e que são fundamentais para a sua integração social.
Esta forte mobilização e coesão que a Bolsa Comunitária “Com Pés e Cabeço” tem proporcionado é bem visível no processo de melhoria dos espaços exteriores do Bairro Social do Cabeço, no sentido de os tornar mais dignos e mais agradáveis para usufruto de moradoras e moradores, com o envolvimento de um número cada vez maior de pessoas no desenvolvimento de um jardim comunitário comestível, na limpeza e reorganização dos espaços comuns, na construção de bancos de jardim, no cuidado das árvores plantadas, entre outras actividades em curso. Há hoje uma maior aproximação entre as pessoas, um sentimento de pertença ao espaço exterior que reforça a vida comunitária, um maior sentido de autonomia e capacitação e uma confiança reforçada na união como forma eficaz de melhorar a vida de cada uma e a de todas!
Moradores planeiam criação de Jardim “Comestível”
October 26, 2017
Os moradores do Bairro Social do Cabeço reuniram em “Assembleia de Rua” para planear a criação de um Jardim “Comestível” Comunitário que tenha múltiplas funções para a comunidade: proporcione um espaço de convívio agradável para a comunidade e ao mesmo tempo, produza bens que podem ser consumidos pel@s morador@s.
Nesta reunião, @s participantes decidiram não só o que vai ser semeado e plantado no jardim como também como é que @s morador@s vão cuidar desde espaço que é de to@s e para tod@s. Esta foi uma experiência de envolvimento d@s morador@s no "cuidar" do exterior do bairro, processo fundamental para a futura implementação com sucesso do projecto "Verde Esperança", vencedor no Covilhã Decide - Orçamento Participativo de 2016.
Para além da reunião, iniciaram-se também alguns trabalhos no jardim, nomeadamente a criação de uma espiral de ervas aromáticas. No final houve magusto para todos/as os/as moradores/as.
Intercâmbio de jovens na Turquia
August 26, 2017
Do dia 16 ao dia 24 de agosto, inserido num intercâmbio europeu, os nossos jovens integraram mais uma das fases de um programa Erasmus+ que teve lugar na cidade de Izmir, na Turquia. Fazem parte deste Projeto jovens de quatro países (Portugal, Turquia, Chipre e Noruega). Este intercâmbio teve como objectivo a consciencialização para uma mentalidade mais sustentável apoiada em escolhas ecológicas para com o ambiente que culminou na criação de vídeos pelos vários grupos mistos formados. Foram momentos inesquecíveis para os nossos jovens em que tiveram oportunidade de partilhar, conviver, aprender, conhecer, sentir experimentar e aceitar as diferenças culturais. Continuaram a trabalhar as relações que foram criadas na primeira fase do Projeto, em Portugal, uma vez que eram os mesmos participantes. Foram nove dias que os jovens passaram numa pequena vila em que o contacto com a natureza era mais comum, uma vez que pouca internet havia e ajudou a combater a dependência dos jovens de hoje em dia têm pelas novas tecnologias. Desafio superado, os jovens concluíram esta fase com sucesso, conseguido tirar frutos muito valiosos do trabalho final, proveniente do ambiente que foi partilhado por pessoas de diferentes culturas, com linguagens diferentes e até mesmo princípios, ideias e convicções diferentes. Testemunhos como: “A palavra cultura, linguagem, costumes e nacionalidade são só palavras e não verdadeiras barreiras que separam as pessoas em vez de as aproximar” é o que mais foi dito pelos nossos jovens que desmistificaram alguns estereótipos associados à diferença entre as culturas.
Campanha de Recolha de Bens Alimentares
July 25, 2017
Desde o seu lançamento em Novembro de 2016, a Bolsa Comunitária já conta com cerca de dezenas de beneficiários inscritos, algumas centenas de trabalho comunitário realizado e vários bens e serviços acedidos usando como moeda de troca as horas de trabalho realizadas. No entanto, os bens alimentares disponíveis na Bolsa não são suficientes para dar resposta às necessidades das famílias envolvidas na Bolsa Comunitária, pelo que o consórcio do Projecto Quero Ser Mais E6G lançou uma Campanha de Recolha de Bens Alimentares não perecíveis para dar resposta a estas necessidades.
Seja solidári@ e contribua para esta iniciativa!
Fórum Jovem Altamente
June 22, 2017
A edição de 2017 do FÓRUM JOVEM ALTAMENTE vai integrar um intercâmbio europeu de jovens que durante 7 dias vão reflectir, através do teatro, sobre o que é "Ser jovem no meu país". Neste intercâmbio, que será uma organização conjunta do Projecto Quero Ser Mais E6G e do Projecto Learn2Learn, vão participar 36 jovens de Portugal, Turquia, Noruega e Chipre.
O evento é promovido pela CooLabora, entidade gestora do Projecto Quero Ser Mais E6G (Programa Escolhas) e parceira do Projecto Learn2Learn (Programa Erasmus +) e conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia do Tortosendo, Câmara Municipal da Covilhã, Padaria Dias, entre outras entidades locais.
Lançamento da Bolsa Comunitária
No dia 30 de Novembro de 2016 teve lugar o lançamento público da Bolsa Comunitária "Com Pés e Cabeço",
que foi marcado por uma festa comunitária organizada pelos moradores do Bairro do Cabeço, os jovens e a equipa do Projecto Quero Ser Mais E6G.
Nesta Bolsa Comunitária, as horas de trabalho em benefício da comunidade darão acesso a bens e serviços essenciais, como consultas de medicina dentária, apoio jurídico, bens alimentares, medicamentos e materiais escolares, doados por empresas e prestadores de serviços da região.
Entre os doadores já inscritos contam-se uma clínica, uma padaria, uma farmácia e uma papelaria locais.
A partir de agora, as pessoas residentes no Tortosendo inscritas e participantes no Quero Ser Mais E6G poderão propor-se para as diversas oportunidades de trabalho comunitário divulgadas nos espaços do projeto, como por exemplo ações de voluntariado em instituições locais, limpeza do bairro, apoio ao estudo ou apoio na organização de atividades comunitárias, entre outras e assim realizarem horas de trabalho comunitário que poderão trocar pelos bens e serviços disponíveis nesta Bolsa.